Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rio de Janeiro, a cidade que não se explica, sente-se.

Cheguei ao Rio de Janeiro a 27 Dezembro 2015 com uma certeza: aquela cidade marcaria para sempre a minha vida. A simpatia dos cariocas é contagiante, têm samba na alma e doçura nas palavras. Dormi no coração da Lapa (Hotel Vila Galé Rio), deslumbrei-me com os grafitis, deliciei-me com a moqueca do "Mangue Seco", apaixonei-me pelo "Rio Scenarium", tirei o pé do chão no "Carioca da Gema". Mas o Rio de Janeiro não se explica, sente-se... se subir ao Cristo Redentor respire a espiritualidade do local . No cimo do pão de açúcar deixe-se envolver pelo Rio, feche os olhos e desfrute do inexplicável.


Leblon, uma praia cheia de charme, com o calçadão cheio de gente a malhar. O culto do corpo é bem visível nesta zona da cidade. Aqui corre-se na ciclovia mesmo com 38 C. Não sei como os cariocas conseguem, mas lá que correm, correm. E nem a roupa é descurada. Os ténis fazem pendant com os calções, porque nada é deixado ao acaso.

Foram horas na fila, com um calor insuportável. Sensação térmica de 40C. Mas quando finalmente subimos todos os degraus e o avistamos, tudo vale a pena. O Cristo Redentor lembra-nos o quão pequenos somos. Mais do que olhar e fotografar, devemos ver, ouvir, e sentir o local. Fazer uso de todos os sentidos para desfrutar na plenitude daquele sítio mágico e da sua envolvente. Ir ao Rio e não subir ao Corcovado, não é seguramente a mesma coisa.



Contemplar o que a vista alcança no Pão de Açúcar foi das experiências mais transcendentes que tive. O local tem uma energia própria. Aqui respira-se a essência do Rio de Janeiro.



O sentimento é ambíguo, mas a favela tem tanto de miserável como de belo. O aglomerado colorido das pequenas casas no morro, polvilha o Rio como se de pimenta preta se tratasse. Não a notamos nos cozinhados, mas sentimos-lhe a falta no tempero.

As noites no Rio são quentes e vibrantes. Jante na esplanada do Sarau Riu e deixe-se embalar pelos músicos convidados do dia. Vá sem expectativas, peça carne de sol, e fique ao sabor do momento.



O mítico Copacabana Palace é talvez o melhor que Copacabana tem para oferecer. Para quem não pode ter a experiência de dormir no hotel, vista-se a rigor e vá beber uma caipirinha ao Bar. Prometo que não se vai arrepender!




Os grafitis na Lapa são parte da beleza dos edifícios. Libertar os sonhos, e ter voz à vista de quem passa é das formas de artes mais genuínas que conheço .


O Rio Scenarium é o melhor restaurante/bar/discoteca onde já estive. São três andares com muita classe, ambientes distintos e música para todos os gostos. 45 reais a entrada ( 10,28 euros, sem consumo obrigatório). Puro charme no coração da Lapa.




A venda ambulante na Lapa é uma constante. A quantidade e qualidade da fruta é fabulosa, e os preços são convidativos. Conversar com os locais é uma experiência única.


SHARE:

Sem comentários

© Feira de Vaidades. All rights reserved.