Pages

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Meninas vão ao ginecologista sff !

Os blogues devem ter também um carácter informativo. Se pudermos usar o espaço mediático que temos, podemos ajudar a mudar comportamentos. Hoje tenho uma história triste para contar, mas que pelo exemplo pode ajudar a salvar vidas. Uma pessoa com quem trabalho está aos 36 anos de idade a morrer com cancro do colo do útero. Tem 3 filhos pequenos que não vai ver crescer. Quando decidiu ir ao ginecologista (não ia há 6 anos) tinha um cancro do colo do útero já metastizado. Não houve cirurgia nem tratamentos que a pudessem salvar. Quando diagnosticado precocemente, este cancro tem cura (faz-se uma cirurgia com tratamentos adjuvantes). A pessoa em questão tinha perdas de sangue frequentes, mas paralisada pelo medo, adiou a ida ao ginecologista. Neste momento já está internada e provavelmente a viver o pouco tempo que ainda lhe resta. Partilho esta história porque infelizmente a ida ao ginecologista é ainda descurada por muitas mulheres. Neste momento há cada vez mais mulheres vitimas de cancro da mama e do útero muito cedo. Já tive doentes no meu serviço entre os 20 e os 30 anos. Como profissional de saúde peço atenção para a vossa própria saúde!
SHARE:

10 comentários

*B* disse...

Vanity, eu tenho 28 anos e vou com frequência ao ginecologista. Vou desde cedo, quando a minha Mãe me levou pela primeira vez. Lamentavelmente, tenho amigas da minha idade QUE NUNCA FORAM!

Eu já as aconselhei, mas não posso obrigar ninguém a ir. Há problemas que detectados precocemente têm cura.

Obrigada pelo teu post (ainda que relate uma história triste), de certo terá impacto!

Lamento pela tua colega...

MissBlueEyes disse...

A sua colega trabalha na area da saúde e não fazia uma visita ao GO à 6 ANOS???

Meu Deus... que inconsciência!

Eu assim como assim, chamem-me o que quiserem, estou sempre a fazer exames para saber se está tudo bem! Seja ao GO ou a outras especialidades! Eu se me dói, estou lá! Infelizmente são poucos os médicos com vocação! Eu já sai do hospital com febre e com uma infecção pulmunar, e o médico a dizer que não tinha nada! E no hospital da luz, onde felizmente, todos os médicos que apanhei, é por vocação, e não só pelo ordenado ao fim do mês que trabalham, detectaram o meu problema, e não foi assim à muito tempo, foi à um mês! Onde a Gripe A está numa esquina qualquer!

Mas é de facto um bom testemunho! Que a colega viva intensamente os últimos momentos nesta vida!

Raquel A. disse...

Eu ainda no mês passado fui. Fiz o tão "assustador" exame que sinceramente não dói nada comparado com outras coisas que nós mulheres temos que passar! É chato, a posição é desagradável mas são só uns minutos que podem salvar uma vida.

Tenho antecedentes de cancro do útero (da minha mãe) e da mama (da minha avó) por isso tenho mesmo que me cuidar.

Vou tomar a vacina apesar de já ter 28 anos e continuar a frequentar o ginecologista na esperança de nunca ter que passar pelo que a minha família já passou.

BJS*

Miss G. disse...

Eu fiz esse erro Vanity. Fui ao ginecologista há cerca de 1 mês e já não ia há uns bons 6 anos. Costumo dizer à minha mãe "se estiver com algum problema a culpa é totalmente minha". Porque este é um problema que se pode detectar e tratar se tivermos cuidado connosco. O médico pelo exame visual disse que estava tudo bem, na ecografia pélvica também, mas ainda estou à espera da citologia e, confesso, tenho bastante medo.

Rosa Carneiro Pais disse...

Sim é muito habitual os profissionais de saúde não irem ao ginecologista, nem ao cardiologista, nem ao oftalmologista, nem a lado nenhum!

Temos que ter muito cuidado. Só nós podemos zelar por nós, e sim temos que ir ao ginecologista...

'Mimi disse...

A vacina contra o cancro do colo do utero vale a pena? Estava a pensar tomar mas como surgiu há tão pouco tempo não sei bem o que fazer...

stiletto disse...

História verdadeiramente arrepiante essa a da tua colega...

Mimi, a vacina contra o cancro do colo do útero só cobre alguns serotipos do virus que está associado ao cancro do colo do útero. Como tal, pode prevenir esta doença mas não na sua totalidade, ou seja, a vacina ajuda mas não invalida a consulta periódica ao ginecologista. E tanto mais eficaz quanto mais precoce, em idade, for a administração. Peço desculpa à Vanity por ter metido aqui o "bedelho" mas não consegui resistir...

Vanity disse...

Mimi, não sei que idade tens, a vacina deve ser administrada antes dos 25/26 anos e de preferencia antes do início da actividade sexual. O cancro do colo do útero é causado pelo Papiloma vírus humano (HPV) que é sexualmente transmissivel. Os ginecologistas aconselham a vacina entre os 12 e os 26 anos.Neste momento já se está a estudar a possibilidade de vacinar até aos 40 anos. Acho a vacina segura, mas como tenho 28 anos não fui vacinada. São 3 tomas e custa aproximadamente 500 euros.

'Mimi disse...

Muito obrigada. Eu só tenho vinte e já tinha discutido com a minha médica a possibilidade de tomar. Mas por ser recente estava um pouco na duvida

Vanity disse...

Então se me permites uma opinião, e se tiveres a possibilidade de a comprar acho que te deves vacinar :)

© Feira de Vaidades. All rights reserved.