Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Curso de preparação para o parto : Sim ou Não?

Independentemente da formação académica e profissional de cada um, acho que devemos fazer o curso de preparação para o parto quer sejamos mães de primeira ou segunda viagem. Eu sou enfermeira de formação. Fiz estágio de maternidade, assisti a partos, dei banho a recém nascidos, tive aulas teóricas sobre o assunto. Mas isto foi há 15 anos atrás. O conhecimento evolui e devemos ouvir daqueles que têm experiência recente no assunto o que é boa prática ao dia de hoje. Existem muitos livros acerca da maternidade. Contudo, acho que nada substitui o curso uma vez que são sessões práticas onde além da teoria, nos ensinam truques para lidar com as dificuldades de ter um bébé. No meu caso fiz o curso no centro de saúde da minha área de residência. Além deste, fiz vários workshops gratuitos patrocinados por várias marcas (Chicco, Crioestaminal, Bébé Vida) onde aprendi imenso. Quando o dia chegar não nos vamos lembrar de tudo. Mas quero acreditar que quanto mais informada estou, mais fácil será encontrar a solução para o problema. Já sei que as opiniões da familia vão surgir sem as termos pedido. É mesmo por isso que acredito que devemos ter o máximo de informação, para perceber o que melhor se adequa ao nosso bébé.
Uma das muitas coisas interessantes que aprendi, foi a colocar o bébé a dormir enrolado num swaddle. Isto permite que ele se sinta aconchegado, seguro, e evitar o reflexo de moro. Se pensarmos que o bébé no nosso útero tem pouco espaço, e esse é o ambiente que conhece, é normal que se assuste se estiver a dormir num berço demasiado grande nos primeiros dias de vida. Podem ler mais sobre esta técnica aqui.  Comprei os meus swaddles na Gloop, mas existem várias marcas. Com o Manel vou usar a cama ninho e o swaddle (ambos na foto) especialmente para as sestas durante o dia. Quero colocá-lo no berço apenas à noite.

SHARE:

Sem comentários

© Feira de Vaidades. All rights reserved.